Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VIVENDO E APRENDENDO- Armando Viotti

VIVENDO E APRENDENDO




Tenho aprendido que não adianta escalarmos o Everest por alguém que não nos ama.Quem gosta da gente, gosta espontâneamente, sem que precisemos fazer nada.

Tenho aprendido que a pessoa prudente aprende a poupar, sem com isto tornar-se avarenta. Um professor certa vez me disse que devemos ter em poupança, no mínimo, o equivalente a 4 vezes o que recebemos por mês. Aliás, se você tem filhos, ensine-os desde cedo o hábito de poupar e gastar com comedimento.

Tenho aprendido que, quem tem muitos talentos nem sempre se apercebe disto e, não raro, é bastante humilde. Paradoxalmente, tenho encontrado pessoas medíocres... mas parece que a Natureza as compensa de outra forma, dando-lhes uma capacidade iniqualável de venderem-se caro. Aliás, já dizia o ditado popular: quem não tem competência tem que ter astúcia.

Tenho aprendido que razão e sentimento precisam caminhar juntos. A razão, destituída de sentimento, é de uma frieza cortante. O sentimento, destituído de razão, torna a pessoa perigosamente vulnerável.

Tenho aprendido que, se uma pessoa acalenta um sonho ou um desejo muito forte e ele nunca se realiza, é porque a própria pessoa tem uma resistência inconsciente ou um conflito em relação àquilo que ela mesma deseja.

Tenho aprendido que a maioria das coisas podem e devem ser resolvidas na base do tato e da diplomacia ... mas, algumas vezes, é só mesmo virando a mesa ou rodando a baiana, como dizem por aí.

Tenho aprendido que, quem vem pregar insistentemente a própria religião ou filosofia para você, sem nem querer saber o que você pensa, dá sinais claros de radicalismo e ignorância, porquanto o jeito de cada pessoa religar-se ao Divino, é absolutamente único, pessoal e intransferível.

Tenho aprendido que quando estamos tristes e quebrantados por períodos demasiadamente longos, nossa Alma começa a sabotar o corpo para poder fugir da gaiola. Portanto, reaja sempre, no sentido de não perder a alegria de viver (até onde isto for possível).

Tenho aprendido que realmente o Bem que fazemos, o fazemos a nós mesmos. O Mal que fazemos, o fazemos a nós mesmos. Então, nem que for por amor próprio, faça o Bem!
E, muitas vezes, fazer o Bem é simplesmente não se meter.

Tenho aprendido que quanto maior é a capacidade de uma pessoa de fazer sínteses e agrupar informações aparentemente díspares, maior é a sua inteligência e seu grau evolutivo.

Tenho aprendido que Deus gosta dos poetas, dos cientistas, dos artistas, dos músicos, dos bons pregadores, dos pacifistas... mas penso que Ele tem especial predileção pelos que sabem levar o riso e a alegria.

Tenho aprendido que, em qualquer tipo de relação, deve haver um equilíbrio entre o dar e o receber. Se fazemos muito por quem quer que seja, isto fica incorporado, passa a ser obrigação e portanto, destituído de valor. Faça o seu melhor sempre, mas induza o outro(a) a compreender a lei da reciprocidade.

Tenho aprendido a avaliar a grandeza de um homem ou de uma mulher pela sua simplicidade, pelo seu despojamento e sobretudo pela sua capacidade de ser feliz com pouca coisa.

Tenho aprendido que existem formas especiais para entrar em contato com Deus: uma delas é apresentar-se como criança mesmo, e dizer: Papaizinho, estou precisando de Você!

E como ainda sou "criança", tenho muito que aprender por esta vida a fora, graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário