Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sinusite , eu já chorei de dor...e já tentei muitos tratamentos e você?.

Sinusite - Dr. Rodrigo Ferreira 
ALEX: Muito bom dia! Hoje nós vamos falar sobre sinusite. Uma doença que tende a piorar no outono e inverno, causando muito desconforto e irritação porque provoca dores de cabeça, espirros e uma sensação de peso no rosto. Para esclarecer as nossas dúvidas sobre esse assunto, convidamos o doutor Rodrigo Fernando Ferreira, que é otorrinolaringologista e trabalha em Joinville. Doutor, bom dia! O que é a sinusite? 
Dr. RODRIGO: A sinusite é uma inflamação de tecido que recobre os seios da face. Hoje o termo mais correto é rinusinusite porque esse mesmo tecido que recobre os seios da face - que são cavidades que temos dentro dos ossos da face – é o mesmo tecido que recobre o nariz. Então é muito difícil que você tenha um problema num desses locais sem que ele afete o outro. Por isso, hoje em dia se usa mais a expressão rinusinusite. 
ALEX: Existe mais de um tipo de sinusite? 
Dr. RODRIGO: Sim, existem alguns tipos de sinusite. O que basicamente depende do que está causando essa sinusite. Então temos as rinusinusites virais, que não deixam de ser os resfriados, que todos nós acabamos tendo um. Às vezes, as sinusites podem ser alérgicas, que popularmente são conhecidas como rinite e podem ser bacterianas ou fúngicas. 
ALEX: A sinusite é hereditária? 
Dr. RODRIGO: Desses tipos todos que nós comentamos, a alérgica pode ter alguma característica hereditária, já que os processos de alergia, de maneira geral, podem ser hereditários. Já as outras rinusinusites geralmente são adquiridas. 
ALEX: Como a pessoa adquire a sinusite? 
Dr. RODRIGO: As rinusinusites infecciosas mais comuns são as virais, conhecidas como gripes. A pessoa pega através do contato com o vírus que causa esse problema. Então o contato com uma outra pessoa que esteja com o problema, estando num ambiente onde tenha esse vírus, às vezes, com uma imunidade um pouco debilitada, faz com que a pessoa acabe pegando o resfriado, que é a rinusinusite viral. Na maior parte das vezes, elas são auto limitadas, ou seja, você passa por um período de uma semana ou 10 dias e os sintomas melhoram sozinhos, mesmo sem tratamento. Já as bacterianas são adquiridas no contato com bactérias e algumas vezes elas aparecem depois da viral. É aquela pessoa que tem um processo de resfriado e gripe, passa uma semana e ao invés de melhorar, a pessoa piora. Então, às vezes, é uma bactéria que se alojou ali, produzindo uma rinusinusite bacteriana. Existem pessoas que têm problema dentro do nariz, como pessoas com desvio de céptico ou uma outra estrutura que é o corneto, conhecido como carne esponjosa, que pode estar um bocado aumentado e isso pode facilitar a pessoa a adquirir sinusite. 
ALEX: O que sente uma pessoa que tem sinusite? 
Dr. RODRIGO: Os principais sintomas são dores na face, sensação de peso, febre e secreção nasal. Também podem ter obstrução, espirros e a coriza, que é aquela secreção mais clara. As características da secreção, por exemplo, e até mesmo as características da dor, vão depender do que está causando a sinusite. ALEX: O senhor falou agora a pouco sobre espirros. O que pode provocar essas crises de sinusite, onde em geral, a pessoa fica espirrando sem parar? 
Dr. RODRIGO: Os espirros geralmente estão relacionados com alergia. Então eu não diria que é o espirro que provoca a rinusinusite, mas sim, o contrário, ou seja, o espirro é um sintoma da rinusinusite alérgica. As pessoas que têm espirros geralmente são pessoas alérgicas que junto têm obstrução e coceira no nariz e em virtude desse problema de rinusinusite alérgica elas podem estar mais predispostas a desenvolver outros problemas virais ou bacterianos. 
ALEX: Como o médico faz o diagnóstico da sinusite? 
Dr. RODRIGO: Sempre a parte mais importante para o diagnóstico é a história clínica. Além disso, o m
édico faz o exame do nariz do paciente e através desse exame ele já consegue ter uma boa idéia do que está acontecendo nos seios da face. Hoje em dia os raios-x são pouco usados porque já se observou que são de difícil interpretação e não dão um resultado satisfatório. Alguma vezes você usa endoscopia do nariz que traz resultados muito bons e principalmente nos casos onde você tem mais dúvida, nos casos mais crônicos você usa a tomografia computadorizada. 
ALEX: O senhor falou sobre a questão do resfriado forte. As pessoas geralmente confundem a sinusite com esse resfriado forte? 
Dr. RODRIGO: O que acontece é que, na verdade, o resfriado forte não deixa de ser uma rinusinusite viral.
O que muda é que as pessoas têm aquela idéia de que a rinusinusite deve ser tratada com antibióticos, mas esta é a rinusinusite bacteriana. Na verdade o que muda é o agente causador. Quando ela é bacteriana realmente o tratamento é diferente e exige antibiótico por tempo prolongado, mas essa é a menor quantidade das rinusinusites. A maior parte delas realmente são as virais, onde o tratamento é bem mais tranqüilo. 
ALEX: Essas virais de que o senhor fala, são aquelas em que a pessoa sente a face pesada? 
Dr. RODRIGO: A pessoa sente a face pesada, o nariz trancado, tem febre por um ou dois dias e é uma febre mais baixa. 
ALEX: Nesse caso, o que a pessoa pode fazer, por exemplo, em casa quando estiver com essa crise de sinusite? 
Dr. RODRIGO: Os sintomas iniciando e estando leves, o que a pessoa tem que fazer é tomar bastante líquido, tomar um analgésico para dar um alívio na dor de cabeça e eventualmente, pingar no nariz um descongestionante (por poucos dias) e aguardar uma melhora durante essa primeira semana. Caso isso não aconteça, ou caso a pessoa sinta que a febre está aumentando e persistindo, e a dor está ficando pior, aí realmente a pessoa deve procurar um médico para que possa fazer um tratamento mais adequado. 
ALEX: Doutor, tem gente que utiliza lenço normal, lenço quente no rosto para aliviar um pouco a dor. Isso é bom ou não resolve nada? 
Dr. RODRIGO: Como antiinflamatório ele atua localmente, então o calor local, não sendo exagerado, não tem problema nenhum para aquelas pessoas que sentem o alívio da dor utilizando-o. 
ALEX: A sinusite tem cura? 
Dr. RODRIGO: Tem cura sim. A sinusite de uma forma geral funciona como qualquer outro tipo de infecção que nós temos no corpo. Então, você tem, por exemplo, uma amigdalite, trata e fica bom. Eventualmente você pode ter uma outra mais lá na frente e não quer dizer que no intervalo você sempre teve amigdalite. Com a sinusite funciona da mesma forma, ou seja, você trata e fica curado. São poucas as pessoas que têm sinusite crônica e mesmo essa sinusite crônica, com o tratamento adequado e às vezes até mesmo com cirurgia, elas conseguem cura. O único tipo de sinusite que é de cura mais complicada e você realmente acaba oferecendo mais o controle dos sintomas é a rinusinusite alérgica, já que a alergia nós temos dificuldade para atuar de uma forma definitiva. 
ALEX: Só para a gente caracterizar bem a diferença entre a sinusite e o resfriado, para quem está nos ouvin
do. A pessoa quando abaixa a cabeça e sente aquela forte dor é um sinal de que ela está com sinusite? 
Dr. RODRIGO: As duas coisas podem causar essa forte dor. Quer dizer, isoladamente a pessoa sentir
dor não caracteriza nem um nem o outro problema. Na verdade, a característica principal ou as diferenças principais estão mais relacionadas com o tempo de duração e a intensidade dos sintomas. E lógico, o exame médico, ou examinando dentro do nariz você tem condições de observar algumas coisas que podem lhe dar a idéia de que seja uma ou outra. 
ALEX: O programa Receita de Saúde está hoje conversando com o doutor Rodrigo Fernando Ferreira, que é otorrinolaringologista e trabalha em Joinville. Doutor Rodrigo está nos falando sobre sinusite. Doutor, é possível se prevenir da sinusite? 
Dr. RODRIGO: Aqui valem os cuidados gerais para uma vida saudável. Evitar ambientes poluídos, tomar
bastante água, alimentar-se bem. E naqueles que tem rinusinusite com freqüência, ou seja, pessoas que hoje tem um processo agudo e daqui a três meses apresenta outro, essas pessoas precisam realmente fazer uma consulta com um otorrinolaringologista para que o especialista possa avaliar se existe alguma alteração dentro do nariz, como um desvio de céptico ou aumento dos cornetos ou pólipos, que possam estar causando esse problema com mais facilidade. Então a pessoa faz o tratamento desse "achado" do exame otorrinolaringológico e com isso, deixa de ter os problemas com a sinusite.
ALEX: Doutor, para encerrarmos a nossa entrevista, o que o senhor pode dizer às pessoas que estão nos ouvindo e que tem problema de sinusite ou que tem alguém na família com esse problema? 
Dr. RODRIGO: Ela deve procurar um médico especialista para que possa ser feita essa avaliação da cavidade nasal e, às vezes, até dos seios paranasais com tomografia para que possa ser dado um diagnóstico certo. A gente tem que sempre lembrar que muitos pacientes que entram no nosso consultório dizendo que tem sinusite, na verdade não tem. Então tem que ser bem avaliado se a causa da dor de cabeça é realmente uma rinusinusite, pois às vezes a pessoa diz que tem sinusite há 10 anos, você faz uma tomografia e os seios paranasais estão limpos, ou seja, não tem nada. Então a dor de cabeça não é da sinusite. Por isso é importante um diagnóstico bem preciso para que o tratamento possa ser feito de uma maneira adequada e para que se acabe com esse mito de que a sinusite não tem cura. 
ALEX: Outro ponto importante, só para encerrarmos, é fazer com que as pessoas evitem a automedicação? Dr. RODRIGO: Não tenha dúvidas que isso é importante não só para os casos de sinusite como para todas as doenças. 
ALEX: O programa Receita de Saúde falou hoje sobre sinusite. Quem conversou conosco foi o doutor Rodrigo Fernando Ferreira, que é otorrinolaringologista e trabalha em Joinville. Doutor Rodrigo muito obrigado pela sua participação aqui no nosso programa. 
RECEITA DE SAÚDE - Ficha Técnica Direção: Andressa Larsen Apresentação: Alex Paiva Edição: Paulo Giovane Transcrição: Gabriela Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário