Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TURISMO PARA QUEM VIAJA SOZINHO


TURISMO PARA QUEM VIAJA SOZINHO 


 Seja por opção ou por falta de uma companhia disponível na época escolhida, o fato é que viajar sozinho pode ser uma agradável e inesquecível aventura. “Mas para guardar apenas boas lembranças e evitar aborrecimentos, é importante investir em um bom planejamento”, comenta Fred Moraes, gerente da agência STB (Student Travel Bureau).
 Vantagens e desvantagens
 Nem sempre é fácil estar só em um lugar desconhecido – seja no Brasil ou no exterior. 
“Você não poderá contar com a ajuda de amigos em uma situação de dificuldade e talvez não tenha com quem conversar e dividir os bons momentos”, diz Fred.
 Mas o turismo solitário tem vários pontos positivos! “Sem companhia fica mais fácil entrar em contato com a cultura local”, conta. 
Além disso, essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer boas amizades. E tem mais: você terá total liberdade para organizar o seu roteiro e decidir os locais que deseja conhecer. 
Analise qual cidade combina com seu estado de espírito, já que viajar sozinho é, basicamente, fazer apenas o que se tem vontade. Quer descansar pra valer? Vá para uma praia deserta e relaxe! Prefere visitar igrejas e museus? A Europa pode ser o destino perfeito! 
Outra vantagem é que cabe somente a você escolher a época em que quer viajar. “Se possível, opte pela baixa temporada, época em que os preços de hotéis e passagens aéreas ficam mais baixos”, orienta Fred. 
 Organize-se muito bem 
Planeje tudo com antecedência para não ter problemas mais tarde. “Reserve todos os hotéis e passagens, organize seu roteiro e faça um seguro-viagem”, aconselha o gerente. 
Lembre-se, ainda, de fazer um checkup, além de verificar se sua caderneta de vacinação está em dia. É importante também adotar hábitos saudáveis tanto antes quanto durante sua viagem. 
O álcool gel para as mãos de Lifebuoy, pode ser um excelente aliado para manter a distância dos germes e bactérias causadoras de doenças. Esse cuidado evita imprevistos desagradáveis no futuro. Para evitar contratempos... 
– Não exagere na quantidade de malas. Lembre-se de que você não contará com ajuda para carregar a bagagem. 
– Se viajar para o exterior, anote os telefones de emergências do Consulado Brasileiro e de pessoas de sua confiança aqui no Brasil. – Como não terá com quem dividir as despesas, principalmente em relação à hospedagem, pesquise opções mais econômicas. 
Os Albergues da Juventude e os Bead & Breakfast podem ser interessantes. 
– Se você não domina totalmente a língua local, mantenha um dicionário sempre à mão! E se não fala inglês, procure fazer um curso rápido antes da viagem. “Para viajar ao exterior, é importante ter ao menos noções básicas desse idioma”, alerta Fred. 
– Leve um livro para se distrair nas longas esperas nos aeroportos ou estações de trem. 
– Não tem com quem conversar e bateu aquela solidão? Carregue um caderno de anotações e registre todas as suas aventuras. Quem sabe sua viagem não acaba virando um livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário