Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

POR QUE OS ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS?


 Quando você vai ao supermercado, é fácil encontrar prateleiras exclusivas para produtos orgânicos. Eles são mais caros do que os tradicionais e visualmente pouco atraentes. Porém, apesar de menos sedutores aos nossos bolsos e olhos, esses alimentos possuem mais vitaminas, carboidratos e sais minerais. Além disso, não contêm fertilizantes e agrotóxicos. E estão cada vez mais na mesa do consumidor.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica, maior centro mundial de estudos do setor, esse mercado movimenta cerca de US$ 40 bilhões e cresce 7% ao ano em todo o planeta, em média. “A maior parte dos inorgânicos recebe aditivos químicos e, portanto, permanece por menos tempo no solo”, ressalta Patrícia Rebelo, especialista em nutrição pela Escola Paulista de Medicina. Como os orgânicos demoram mais tempo para amadurecer, sugam mais nutrientes da terra. Por isso também, segundo ela, tornam-se mais saborosos e saudáveis. “A fruta que se desenvolve naturalmente tem mais sabor. Já os alimentos inorgânicos são inchados, crescem à base d’água e amadurecem antes. As pessoas estão percebendo que a fruta orgânica é pequena, mas bem gostosa”, enfatiza Patrícia.



 Já Márcio Stanziani, secretário executivo da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo, ressalta que os benefícios dos orgânicos vão além do cultivo sem produtos químicos e agrotóxicos. “Não sabem que ele está inserido em um grande sistema que envolve água e manejo do solo. Portanto, não agride o meio ambiente”, explica. Justamente por respeitar as leis da natureza, eles costumam ser até 20% mais caros do que os demais. “Porém, se os custos da agressão causada pela agricultura industrial ao meio ambiente fossem computados, os orgânicos acabariam saindo mais baratos”, ressalta Stanziani. Ainda na opinião do especialista, os produtores de alimentos não orgânicos se preocupam menos com a preservação ambiental do local onde trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário