Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Cuidado com seus joelhos e pès

Dica de Saúde e Ergonomia             Cuidado com seus joelhos e pés
        O joelho, articulação intermediária do corpo, tem provavelmente o papel mais importante da locomoção humana, sendo suas lesões muito frequentes. Está localizado entre dois importantes ossos do membro inferior: o fémur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna).
        O joelho é uma articulação complexa e crucial, sendo um alvo fácil para as lesões, uma vez que é a articulação mais vulnerável em nosso corpo, não só durante a prática de exercícios físicos, mas também para pessoas que estejam com peso acima do esperado, o que acaba por aumentar o atrito e o desgaste desta articulação e também o mal posicionamento do corpo ao sentar-se ou mesmo no carregamento de cargas, assim como ocorrem lesões com uso inadequado de saltos altos pelas mulheres.
 
        Embora nem sempre sejam evidentes as causas dos sintomas agudos ou crônicos das patologias do joelho, a obtenção de uma boa história clínica, a realização de um exame clínico adequado e os métodos de investigação poderão permitir a diferenciação entre sinovite (inflamação da articulação), ruptura de ligamentos ou de menisco, lesão osteocondral ou outras lesões.
        Por isso, atente para as manifestações como dor, perda da amplitude normal dos movimentos, edema e mobilidade anormal (instabilidade).
        Para o ajudar, vamos tentar expor-lhe as principais lesões comuns para o caso de algum dia se ver confrontado com essa dor. De acordo com os especialistas, todas as lesões podem ser combatidas com o tempo suficiente e um diagnóstico correto.
Lesões traumáticas do joelho
  • Fraturas
  • Luxação da rótula
        A luxação da rótula, ocorre quando o tendão rotuliano está deslocado mais lateralmente do que é normal ou não funciona normalmente. Este distúrbio é doloroso e pode limitar a função do joelho. Geralmente, o tratamento é cirúrgico, iniciando-se exercícios de flexão activa 6 semanas após a cirurgia.
        A ruptura do tendão do músculo quadricípete é mais frequente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, sendo que a principal característica é o facto de o indivíduo não conseguir esticar a perna e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um “buraco” logo acima da rótula. O tratamento também é cirúrgico.
Lesões ligamentares
  • Lesões ligamentares de predomínio interno – ligamento colateral interno
  • Lesões ligamentares de predomínio central – ligamento cruzado anterior
  • Lesões ligamentares de predomínio central – ligamento cruzado posterior
        Nas lesões de ligamentos podem ocorrer rasgaduras parciais ou completas, sendo que as lesões podem ser simples, moderadas ou graves. Estas lesões são muito frequentes em actividades desportivas. Os sinais e sintomas incluem: edema, dor, hematoma, derrame, joelho sem estabilidade e movimento anormal na articulação. De acordo com a gravidade da lesão, pode ser necessário: repouso, apoio com tala, aspiração do excesso de líquido, fisioterapia e reparação cirúrgica (que pode ser por artroscopia).
Lesões meniscais
        As lesões do menisco são muito frequentes, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com maior incidência na terceira e quarta décadas de vida. O menisco pode apresentar diferentes lesões: ruptura parcial, total e complexa. Para além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer isolada ou em associação à ruptura de ligamentos. Normalmente, ocorre uma queda, rotação do joelho ou outro trauma, com dor súbita e inflamação, o indivíduo apresenta-se a coxear e a articulação mostra crepitações (barulhos tipo estalidos) e há limitação do movimento (o joelho não se consegue mover na amplitude normal). Pode ocorrer derrame intra-articular.
        As lesões do menisco menos graves por vezes curam-se de forma espontânea, possibilitando praticamente o movimento normal do joelho ao fim de algumas semanas. Todavia, quando a lesão se dá no corpo do menisco ou quando é uma ruptura total, as probabilidades de cicatrização espontânea são muito poucas. Neste caso pode ser realizado um exame chamado artroscopia, em que se introduz um aparelho na articulação, que permite visualizar as estruturas internas e determinar com precisão as lesões do menisco. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, retirando-se a parte lesada do menisco. É depois desencadeado um processo espontâneo de renovação, que provoca a formação de uma nova cartilagem fibrosa semelhante ao menisco, capaz de desempenhar as suas funções na perfeição. Pode também ser necessário a imobilização, com gesso ou tala, da articulação. Convém realizar vários exercícios e outras técnicas específicas de fisioterapia, ou outro tipo de tratamento alternativo como massoterapia ou acupuntura de modo a recuperar a funcionalidade do joelho e fortalecer os músculos da zona afectada.
Osteoartrose
        A osteoartrose (doença articular degenerativa) é o tipo mais comum de artrite e tende a surgir nas articulações que suportam peso, como os joelhos. É mais comum nos indivíduos obesos e com mais de 40 anos de idade. As pessoas referem dores no joelho e instabilidade ao andar. O médico pode prescrever analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações locais de derivados de cortisona. O exercício moderado reforça a mobilidade, recomendando-se nadar e andar, mas a corrida, o ténis e a ginástica aeróbica são desaconselhados. Pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para aliviar a dor, restabelecer a função articular e prevenir incapacidade ou posterior avanço da doença. Em caso de doença mais grave, pode ser necessária a substituição total do joelho, com colocação de prótese.

        Abaixo seguem algumas dicas de fisioterapeutas sobre como prevenir as lesões no joelho: 


 

                Sendo o joelho uma articulação complexa e de importância extrema na nossa locomoção, é importante que ao sentirmos queixas nos dirijamos a um serviço de saúde, de modo a obtermos um diagnóstico adequado e a iniciarmos o tratamento correcto, para evitarmos futuras complicações. São também essenciais hábitos de vida saudáveis, para mantermos esta articulação no seu melhor funcionamento: evitar o excesso de peso e praticar exercícios físicos adequados. 


 

        Essa dica vai para as mulheres. 

        Você sabia que o salto pode não ser ergonômico e trazer problemas? 

        Uma inadequação física no sapato pode trazer inúmeros fatores para os seus joelhos pés. Quem das mulheres nunca comprou uma sandália, usou e mesmo que tenha machucado usou-a novamente sabendo das conseqüências? Além de calos ou cortes, os sapatos de salto podem causar até danos na coluna. 


        Um sapato precisa ter uma superfície de trabalho para o pé, estética e ter as dimensões do pé humano. A fôrma determina a numeração, é a medida entre o comprimento do pé e as circunferências médias. Um sapato ergonômico possui conforto e sempre que tirar eles sabemos que os pés estarão lá inteirinhos, literalmente. 

        Podem ter inúmeros problemas nos sapatos do tipo: acomodação dos pés dentro do calçado; inadequação do modelo, exemplo, bico fino; inadequação por materiais utilizados, exemplo, madeira (prejudica o movimento de rolamento do pé); poucos modelos para usuários com pés fora da numeração comercial; incompatibilidade do calçado com a função para qual o tal é destinado; etc. 

        Um salto de 2 cm deixa o Metatarso com 50% do peso distribuido e o Calcâneo também. Um salto de 6 cm deixa o Metatarso com 76% e o Calcâneo com 25%. Se você passar duas ou três horas com um salto de 5 cm, o salto jogará pressão para a planta do pé e seus pés ficarão doendo por inteiro. Salto fino causa instabilidade, pode causar dor nas costas e quanto mais fino e alto o salto, maior a deformação, calos e dores nas costas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário