Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Segurança no trabalho

SEGURANÇA NO TRABALHO


Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que através de metodologia e técnicas apropriadas que são adotadas, visam minimizar os acidentes de trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Estudo do ambiente, das condições e riscos originados no ambiente de trabalho, muitas vezes, demonstram que pode se encontrar situações que agridem a integridade física e mental das pessoas. 
Condições de trabalho:
Define-se como condição de trabalho, a estrutura necessária para que seja possível desenvolver atividades laborais pelas pessoas. 
Riscos originados.

Os riscos estão classificados em: 


Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e Acidentes:

Medidas de controle de riscos ambientais.
Após a avaliação e reconhecimento dos riscos ambientais, presente nos locais de trabalho, é dever de todos buscar medidas que possam eliminar ou minimizar as causas e efeitos destes riscos.
A Constituição Federal determina que o trabalhador tenha direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social.
A segurança e a saúde do trabalhador são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho.


Riscos Físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como:
ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e nao-ionizantes, vibração e etc.


Riscos Químicos
Consideram-se agentes de risco químico os compostos, as substancias ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pelas vias respiratórias, pele ou ingestão nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, nevoas ou vapores.


Riscos Biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.


Riscos Ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características físicas e mentais do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.


Riscos de Acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de risco e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e mental. São exemplos de risco de acidente: as maquinas e equipamentos sem proteção, possibilidade de incêndio e explosão, falta de organização no ambiente, armazenamento inadequado, etc.
Campanhas como a da Prevenção à Vida, realizada pela CNI, iniciada em 26/02/97, em Brasília, abrangeu todos os 27 estados brasileiros e foi encerrada em 07/05/97, na cidade do Rio de Janeiro (PREVENSUL - Zero Hora - 30/01/97, p.60), visam a diminuir os acidentes de trabalho. Essa, em especial, com o objetivo de controlar e garantir o atendimento das exigências mínimas de saúde e segurança procurou conscientizar empregadores e empregados para as questões relacionadas aos acidentes no trabalho, buscando a integração com profissionais da área da segurança do trabalho.
Esse tipo de notícia, veiculada na mídia nacional e internacional, retrata um preocupante cotidiano pleno de constantes ocorrências de acidentes de trabalho e de muitas situações de risco à vida de trabalhadores. 
Segundo a opinião do vice-presidente de Relações Capital- Trabalho do Sinduscon/SP [...]
É preciso que todos os aspectos sejam convenientemente apreciados a fim de poderem, efetivamente, contribuir para a prevenção dos acidentes de trabalho. 


Diante de tais constatações, torna-se relevante a identificação e análise dos vários aspectos que envolvem o acidente de trabalho (AQUINO, 1996).
Assim sendo, toma-se como base os conhecimentos produzidos pelas diferentes categorias profissionais que estudam ou vivenciam as causas dos acidentes de trabalho na construção civil. 
Nesse sentido, pretende-se contribuir para a melhoria da segurança no trabalho, defendendo-se a tese, segundo a qual a integração das visões de diferentes atores sociais pode ajudar no delineamento de uma estratégia de prevenção dos acidentes de trabalho, levando em consideração os vários aspectos envolvidos, tanto aqueles ligados ao processo e à organização, como os ligados às relações sociais de trabalho, dois pontos centrais desta tese, identificados na abordagem sociotécnica da administração.
A evolução da humanidade no sentido de simplificar o trabalho, melhorar a produção, aumentar a produtividade, para proporcionar a satisfação das pessoas gerou o crescimento e desenvolvimento industrial com maior aproveitamento da tecnologia (foco no processo e na organização do trabalho), mas com um aumento do desgaste físico e mental (desatenção às questões voltadas às relações de/no trabalho, educação e informação), culminando com um aumento dos índices de acidentes de trabalho, mas as diferentes áreas do conhecimento podem interrelacionar-se visando ao melhor entendimento dos acidentes de trabalho, bem como à construção de uma estratégia de prevenção destes.
 
 ENGENHEIRO ANTONIO SERGIO
omar.kant_@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário