Translate

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Preocupação - paralisia da fé

Dependendo do contexto, palavras traduzidas como “cuidados”, “preocupações” ou “temor” e “ansiedade” podem revelar tanto atitudes certas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor está correto quando significa reverência para com Deus por causa de sua santidade; o cuidado é positivo quando demonstra interesse pelos outros. Mas preocupar-se é uma atitude que sempre está errada, porque a preocupação paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa. Quando nos preocupamos, assumimos responsabilidades que nunca nos foram delegadas. Jesus ensinou repetidas vezes: “Não vos inquieteis”, mesmo em relação às coisas básicas da vida. A preocupação ou inquietação divide a mente entre coisas úteis e prejudiciais. A inquietação não muda nada e serve apenas para desviar o nosso olhar de Deus e de sua fidelidade e justiça. Em vez de nos concentrarmos em Deus, passamos a nos ocupar de coisas concernentes à vida, tais como posses e bens materiais. A preocupação é uma emoção nociva e sufocante que consome a energia e tenta elevar a força e engenhosidade humanas acima da força e dos propósitos de Deus. Fontes de preocupação incluem mudanças, falta de entendimento e de controle sobre nossa vida. A preocupação abre o caminho para o mundanismo, isto é, para as preocupações com as coisas dessa vida. A preocupação é o oposto da fé, e o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e suprir as nossas necessidades. Portanto, no juízo final, “os covardes” estarão ao lado dos “incrédulos”. Ao ligar a preocupação com incredulidade, as Escrituras nos dão orientação para voltarmos à fé integral. O caminho que vai da preocupação a fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissão da falta de fé, continua com a libertação e termina com a certeza de que absolutamente nada pode separar você do amor de Deus, que é o grande EU SOU. Em vez de ansiedade, devemos oferecer livremente ações de graças vindas de um coração firmado na fé em Deus como todo Suficiente.
— A bíblia a respeito do tema: Preocupação - paralisia da fé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário